Benefícios da Dança

A dança pode desempenhar um papel fundamental na saúde e no desenvolvimento das crianças e jovens. Apresenta benefícios físicos, cognitivos e psicológicos que são uma mais-valia pois, a dança, permite conciliar a actividade física com o desenvolvimento da sensibilidade artística através do contacto com vários géneros e referências musicais. Permite também a possibilidade de expressão através de processos criativos e de interpretação individual e colectiva.

É um forte incentivo para a sociabilização

Ao iniciar a sua aprendizagem na Academia Arabesque, os alunos são distribuídos por turmas de acordo com a sua idade e capacidade de execução técnica. Isto permite um contacto regular entre colegas e desenvolver laços que se vão reforçando ao longo do tempo. No decorrer da sua aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de participar em actividades, tais como apresentações, espectáculos, concursos e todo esse processo representa um permanente envolvimento colectivo. O trabalho coreográfico, feito em grupo, também favorece um sentimento de pertença e entreajuda.

Proporciona a disciplina física, controlo e consciência corporal

No decorrer da sua aprendizagem, os alunos fortalecem o controlo e consciência corporal. Um músico procura os melhores instrumentos, aqueles que facilitam a interpretação e proporcionam um determinado som. E um bailarino? Esse demonstra um acto de coragem permanente porque depende do seu próprio corpo para demonstrar a sua interpretação artística. Por isso, na dança, os bons hábitos alimentares associados à prática de exercício são parte fundamental neste processo.

Trabalha a postura

Os exercícios de dança incidem fortemente na postura e na consciência corporal, desenvolvendo na criança/jovem capacidades motoras e cognitivas. É necessária uma movimentação e postura controladas para adequar o movimento ao trabalho coreográfico pretendido. Essa correcção da postura, que vai sendo introduzida metodicamente, acaba por se enraizar no dia-a-dia da criança/jovem fazendo com que esta adopte uma postura correcta nas suas tarefas diárias.

Aumenta a confiança

Através da dança, as crianças aprendem a confiar em si e nos seus colegas e professores. Para além disso é feito um trabalho individual, através de exercícios que possibilitam que a criança/jovem seja protagonista das suas acções, tornando-a mais confiante no seu potencial. Essa confiança é tanto física, ao assumir que é capaz de aprender os movimentos, como psicológica, percebendo que consegue lidar com novos desafios. A dança estimula o equilíbrio pessoal, fazendo com que se desenvolvam novas aptidões interpessoais e que se criem outras formas de auto-conhecimento e equilíbrio.

Desenvolve o foco e a concentração

Esta é um dos principais benefícios da dança. Somos permanentemente influenciados por novas tecnologias cada vez mais próximas e com maior alcance nos seus conteúdos. Isto faz com que as crianças e jovens adoptem comportamentos individualistas e cada vez mais isolados no ecrã de um telemóvel ou no monitor de um computador.

A dança pode ser uma forma de educação, criação e livre expressão. Os alunos fazem exercícios de consciência corporal, estímulos de lateralidade e criatividade. Através da dança, a criança explora o movimento e encontra nesta descoberta uma ferramenta que potencia a sua resposta ao nível da actividade física, concentração, memorização e sensibilidade artística. Praticar a dança permite incrementar a inibição muscular, relaxar, aumentar o controlo corporal e a atenção e, consequentemente, conseguir uma adaptação às tarefas e às exigências que se apresentam no dia-a-dia.

A dança exige um empenhamento constante por parte do aluno e professor. Com o desenvolvimento da aprendizagem, o foco e a concentração são um factor que se instala gradualmente e que se torna fundamental para a uma melhoria da qualidade de vida.

É inclusiva

A actividade da dança permite lidar eficazmente com a diversidade, tornando-se um elemento fundamental em todo o processo de inclusão dos alunos que se destacam pela diferença.