A Academia Arabesque procura o contacto permanente com bailarinos e coreógrafos que demonstrem um percurso que seja de referência no contexto da Dança. Estes têm sido alguns dos nossos convidados:


IRATXE ansa

foto Rahi Rezvani

foto Rahi Rezvani

Por mais de vinte anos, a bailarina Basca Iratxe Ansa dançou para algumas das mais importantes Companhias de Dança europeias, tais como Basel Ballet, a extinta Ballet Gulbenkian de Lisboa, a Companhia Nacional de Bailado na época de Nacho Duato, Ballet da Ópera de Lyon, bem como a Nederlans Dans Theater (NDT), todas fazem parte da sua carreira.

Quando deixou o NDT em 2009, também deixou para trás uma brilhante carreira como dançarina. Uma carreira que começou após sua graduação na Escola John Cranko em Estugarda, na Alemanha e que a levou a aprimorar suas competências para Companhias Europeias de destaque. Dançou para lendas do século XX, como William Forsythe, Jiri Kylián, Nacho Duato, Mats Ek, Ohad Naharin, Wayne McGregor e Crystal Pite, só para citar alguns. Mesmo assim, ainda estava longe de chegar ao fim de sua carreira.

Em vez disso, estava pronta para iniciar um novo capítulo como freelancer. Isto levou-a a viajar pelo mundo para trabalhar com bailarinos de diferentes culturas, escolas e nacionalidades. Continuou a dançar e criar, desenvolvendo cada vez mais a sua própria metodologia. Desse modo, mergulhou em questões sobre fisicalidade e musicalidade, dois princípios de extrema importância para a sua compreensão da dança e que contribuíram para consolidar a sua actuação como investigadora do corpo humano.

Em 2020 foi reconhecida pelo seu esforço com o Prémio Nacional de Dança de Espanha.

O seu trabalho com Igor Bacovich começou em 2013.

Link Iratxe Ansa.

 

Igor Bacovich

Igor Bacovich em Singapura por MsBernPhotography  Link original

Igor Bacovich em Singapura por MsBernPhotography Link original

É um bailarino, coreógrafo e professor italiano, que estudou na Accademia Nazionale di danza”, em Itália e terminou a sua formação na CODARTS, Holanda. No mesmo país trabalhou com coreógrafos como: Bruno Listopad, Krisztina de Chatel, Nanine Linning, entre outros.

De 2008 a 2014 trabalhou em áreas sociais na Holanda e Espanha.

Iratxe e Igor iniciam o seu trabalho artístico em colaboração desde 2013. Desde logo, compreenderam que os seus diferentes percursos e abordagens podiam complementar as suas necessidades e visões artísticas.

Desde o início da sua colaboração que trabalharam à volta do mundo em múltiplos campos como a coreografia, a dança, o ensino, a produção e a criação de trabalhos artísticos numa estreita relação com artistas visuais.

A experiência que reuniram, fê-los aperfeiçoar a sua abordagem de maneira a poder adaptar-se em múltiplas situações, gerando uma linguagem universal, de forma a chegarem a uma grande variedade de culturas e públicos.

Ao longo da sua colaboração, desenvolveram o seu próprio método em dança, método Metamorfósico, e são fundadores do Metamorphosis Dance Project.

Até ao momento, a dupla trabalhou em mais de 30 países e coreografou cerca de 20 peças de dança.

Link original Companhia nacional de Bailado

 

MIGUEL RAMALHO

foto Companhia Nacional de Bailado

foto Companhia Nacional de Bailado

Miguel Ramalho começou os seus estudos de dança na Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde completou os seus 8 anos de aprendizagem profissional.

Ingressou de imediato na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo sob a direção de Vasco Wellenkamp onde dançou praticamente todo o repertório que a companhia apresentou.

Em 2008, é contratado pela Companhia Nacional de Bailado.

Em 8 anos, dançou todo o repertório da companhia tanto a nível clássico como contemporâneo.

Em 2012, é considerado bailarino revelação do ano pela imprensa e em 2015, torna-se o primeiro bailarino português a fazer uma residência, a solo, em terreno africano, para o espetáculo "Portrait series: I Miguel" de Faustin Liniekula.

Link Miguel Ramalho Link bio

 

MARTA LOBATO FARIA

Foto: Rodrigo de Souza / Espectáculo "A Sagração da Primavera" Companhia Olga Roriz

Foto: Rodrigo de Souza / Espectáculo "A Sagração da Primavera" Companhia Olga Roriz

Bailarina profissional de dança contemporânea, professora e coreógrafa. Nascida em Lisboa, em 1980, completou os estudos no Conservatório Nacional de Dança de Lisboa e na Universidade Rotterdamse Dans Academie, Holanda.

​Trabalhou/trabalha com as companhias: Ballet Contemporâneo do Norte, United C, Merkx & Dansers, Dansgroep Krisztina de Chatel, Companhia Olga Roriz; e com diversos coreógrafos, entre eles: Elisa Worm, André Gingras, Jack Gallecker, Jelena Kostick, Julia Reviera, Richard Move,Anne Van de Broek, José Laginha.

​​Como freelancer trabalhou/trabalha como professora em diversos ginásios e instituições, entre eles: Fontys Dans Academie, Helmond Dans Academie, Sirona Health Club & Spa, Bodies, Femme Only, Womans World, Companhia de Dança de Faro, Quorum Ballet, Teatro Cine de Torres Vedras, Esco, Escola de Dança Movimento, Jardins de Infância da zona Oeste. Coreografou: “Memórias”,”iReality” “Resiliência” , “Are you Sure”, “Momentum”, “Olimpo” ,”Saudade”.

Diretora pedagógica e professora na Escola Espaço Dança.

Link Espaço Dança

 

Yonel Castilla Serrano

​Nasceu em Cuba/Havana em 1975. Completou os estudos na Escola de Dança Nacional de Cuba. Estudou Artes Marciais na Escola Provincial de Desporto de Havana.

Trabalhou, entre outras, com as companhias: Danza Teatro Retazos, Companhia Nacional Contemporânea de Cuba, Companhia Danza Combinatória,Trash Company, StationZuid, Meekers Uigesproken, United-C; e com os coreógrafos: André Gingras, Angelika Ui, Sylvain Emard,Olga Roriz.

Desenvolveu a actividade de professor nas seguintes instituições e ginásios: Bodies, Sirona Health Club & Spa, Artez, Fontys, Teatro Cine de Torres Vedras, ASA. Coreografou “About the size of a pea”, “Memorias”,”Memorias de um Homem de Pedra”, “Illegal”, “Expediente 174” e “Momentum”.

Link Espaço Dança; Link Companhia Nacional de Bailado

 

Carolina Cantinho

Foto: Filipe Farinha/Stills

Foto: Filipe Farinha/Stills

Natural de Faro, desenvolve trabalho há 15 anos como professora de dança contemporânea, intérprete e coreógrafa, em colaboração com diferentes criadores e instituições.

Concluiu, em 2012, o Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea, na Escola Superior de Dança de Lisboa, trabalhando com Clara Andermatt, Francisco Camacho, Paulo Ribeiro, Rui Horta e Rui Lopes Graça. Desde então, desenvolve o seu trabalho como coreógrafa independente, tendo cocriado e interpretado os espetáculos Outra Voz (2012), E se pudesses explicar melhor? (2014), Ponto Zero (2015) e Offline (2016), e ainda, dirigido Corpo Comum Antifrágil (2018). Coreografou também Under Guts (2017) para a companhia jovem Projecto Quorum, em Lisboa, Terra Parallela (2019) para o Opus Ballet, em Florença, Itália e Diz-me, António (2019) para a AZul – Rede de Teatros do Algarve.

Recebeu prémios de interpretação e coreografia em concursos internacionais, destacando-se Most Innovative Choreography, na Dance World Cup Bucareste, Roménia (2015), o 1º lugar no Netherlands Choreography Competition, Harlem, Holanda (2017) e Best Choreography and Innovation Award no VIBE, Viena, Áustria (2019).

Foi membro fundador da Companhia de Dança do Algarve (2002), onde foi bailarina, coreógrafa e professora de dança contemporânea até 2020. Colabora, desde 2014, em diversos projetos da ArQuente Associação Cultural e trabalha regularmente como professora e coreógrafa convidada em várias escolas de dança e workshops, nacionais e internacionais.

Ao longo do seu percurso, destaca a formação com: Aya Israeli, Cesc Gelabert, Daniel Cardoso, Gonçalo Lobato, Gustavo Oliveira, Guy Shomroni, Hillel Kogan, Hugh Stanier, Isabelle Chaffaud & Jérôme Meyer, Jonas & Lander, Linda Kapetanea, Marco da Silva Ferreira, Marta Lobato, Patrícia Henriques, Paula Pinto, São Castro, Yaara Moses e Yaniv Avraham.

Enquanto intérprete, trabalhou com diversos encenadores e coreógrafos como Daniel Cardoso, Gil Silva, Gonçalo Lobato, Gustavo Oliveira, Isabelle Chaffaud & Jérôme Meyer, João de Brito, Marta Lobato, Miguel Moreira e Maria Fonseca.

É co-fundadora e Directora Artística da CAMADA – Centro Coreográfico.

Link Carolina Cantinho

 

Bruno Duarte

Foto: Companhia de Dança de Almada

Bruno Duarte é Mestre em Ensino de Dança e Licenciado em Dança, pela Escola Superior de Dança, e concluiu o plano “Minor Dancer” na ArtEz-Institute for the Arts, na Holanda, ao abrigo do programa ERASMUS.  

Enquanto intérprete trabalhou como freelancer na Fundação Calouste Gulbenkian (2013), em “Displaced episodes” (2015) de Margarida Belo Costa e nas companhias Grupo Experimental de Dança (2011/2) e Quórum Ballet (2013). Integra a Companhia de Dança de Almada desde 2013. 

Foi coprodutor e intérprete nos projetos de videodança “P48” (2012), e "5" (2013), vencedor do prémio de melhor videodança em concurso - escolha do público no festival InShadow.  

Como criador, apresentou as peças “someone else ago” (2013), para o programa BOXNOVA do Centro Cultural de Belém, “L’Veltro” (2016), em cocriação com Elson Marlon Ferreira, e, para a Companhia de Dança de Almada, "Riot" (2014), "Dentro do Abraço" (2016), "Gaveston" (2016), “Fobos” (2017), “A Invenção da Resposta” (2018), em cocriação com Luís Malaquias, “SubRosa” (2018), “Inverno” (2019) [adaptado para um vídeodança, apelidada "Sete dias de Inverno", realizada por Henrique Câmara Pina], “A quiet moment” (2020) e “Noir” (2020) [adaptado também para vídeodança, pela realizadora Marta Romero]. 

Participou nos projetos europeus STADY Dance, Clash! e UP2Dance.  Foi professor convidado da Escola Superior de Dança (2016 e 2019) onde criou “Raw but silent” para os alunos finalistas, coreógrafo convidado no Projecto Quórum e lecionou workshops em locais como o Beijing Dance Theatre (China), Giro8 Companhia de Dança (Brasil) e FreeDance (Croácia), entre outros.  

Foi distinguido com o prémio Almada Artes - Jovem Talento (2019), promovido pela Câmara Municipal de Almada.  Atualmente é bailarino, coreógrafo e professor na Companhia de Dança de Almada e professor na Ca.DA Escola.

 

LUÍS MALAQUIAS

Luís Malaquias iniciou a sua formação em Leiria, na Annarella Academia de Ballet e Dança e no Clube Académico de Leiria.

Licenciou-se pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa em 2012 e, desde então, trabalhou como bailarino com os coreógrafos Benvindo Fonseca, Daniel Cardoso, Carla Jordão, Ricardo Ambrósio, Bruno Duarte, Nuno Gomes, Margarida Belo Costa e Elson Ferreira, São Castro e António Cabrita, Luís Marrafa, Julia Ehrstrand, entre outros.

Enquanto freelancer, no Quórum Ballet - Companhia de Dança Contemporânea e na Companhia de Dança de Almada, para a qual coreografou as peças "A Invenção da Resposta", com Bruno Duarte, e "Qu'ils mangent de la brioche: #publicperception". Neste contexto teve oportunidade de dançar em múltiplos palcos de Portugal continental, Madeira, Polónia, Croácia, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Roménia, Holanda, Luxemburgo, Brasil e China.

Leccionou regularmente dança contemporânea entre 2010 e 2018 na Annarella - Academia de Ballet e Dança; Arabesque - Academia de Dança e Quórum Academy. Leccionou, no mesmo período e sobre o mesmo tema ou enquanto coreógrafo convidado, workshops em várias escolas da zona de Lisboa, incluindo a Escola Superior de Dança, o Centro de Artes de Marvila e a escola Almadança.

Em 2018 desenvolveu, na Ca.DA, o projecto "Video-dança", que se concretizou nos filmes "The Art of Losing" da realizadora Cristina Ferreira Gomes sobre a peça homónima de São Castro, e "Sete dias de Inverno", do realizador Henrique Câmara Pina, sobre a peça "Inverno", de Bruno Duarte.

Actualmente é bailarino do elenco fixo da CaDA e aluno do terceiro ano de licenciatura em Osteopatia da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, IP Lusofonia.

 

Daniel Cardoso

Foto: Quorum Ballet

Daniel Cardoso formou-se na Escola de Dança do Conservatório e foi bolseiro na Martha Graham School of Contemporary Dance, onde recebeu a CocaCola Award for Artistic Excellence pela Fundação Coca-Cola, nos EUA, e, na Joffrey Ballet School na cidade de Nova Iorque.

Nos Estados Unidos dançou em companhias como Martha Graham Dance Company, Donald Byrd/The Group (Solista), Pearl Lang Dance Theater, Battery Dance Company entre muitas outras. Em 2001, assinou contrato até 2005 com o Peter Schaufuss Ballet onde ascendeu a bailarino principal. No mesmo ano foi convidado a montar o bailado Maple Leaf Rag, de Martha Graham, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro no Brasil para a Martha Graham Trust.

Ao longo da sua carreira como bailarino dançou trabalhos de coreografos como Martha Graham, Peter Schaufuss, Robert Wilson, Maurice Béjart, Itzik Galili, Giuseppe Frigeni, Donald Byrd, Susan Stroman, Ginger Thatcher, Pearl Lang, Milton Meyers, Richard Move entre muitos outros.

De volta a Portugal no Verão de 2005, fundou o Quorum Ballet do qual é coreografo residente e Director Artístico.

A sua experiência como coreógrafo inclui mais de 35 trabalhos para o Quorum Ballet, peças para o Ballet Nacional da Opera da Albânia (Albânia), Ballet Nacional de Split (Croácia) Peter Schaufuss Ballet School (Dinamarca), Vaganova Academy (Rússia), Afrikera Dance Theater (Zimbabwe), CeDeCe Companhia de Dança, Companhia de Dança de Almada entre muitos outros. O seu trabalho tem sido altamente reconhecido a nível nacional e internacional pela critica especilaizada e apresentado em mais de 20 paises.

Do vasto repertório criado para o Quorum Ballet detaca-se a “Sagração da Primavera | Made in China”, peça estreada na China em 2018 em co-produção com o Shangai Oriental Arts Center, a Magic Flute e a Young Artists Plateform of Dance em Pequim.

Desde 2007 é professor e coreógrafo convidado na Vaganova Dance Academy em São Petersburgo, na Rússia. Em 2008 cria a peça “Encounters” para a Vaganova Academy estreada no Teatro Mariinsky.

A sua experiência como professor incluí Martha Graham Center of Contemporary Dance (USA) Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Brasil), Vaganova Dance Academy (Russia), Ballet Nacional da Opera da Albânia (Albania), Oslo National Academy of the Arts (Noruega), Peter Schaufuss Ballet and PSB School (Denmark), Escola Superior de Dança (PT), CeDeCe Companhia de Dança (PT) entre muitos outros.

Actualmente Daniel Cardoso é também membro do Concelho Geral da Escola de Dança do Conservatório Nacional em Lisboa e juri em diversas competições internacionais de dança.